Muitas pessoas se esquecem da caixa d’água e da importância de sua higienização para a saúde da família, processos industriais ou empresas.
Por isso, destacamos aqui alguns pontos importantes com relação a esse temática:
Por que a limpeza da caixa d’água é tão importante?
A caixa d’água residencial é um grande reservatório que armazena água para o uso daqueles que ali vivem.
Essa água é utilizada em nossos banhos, no preparo de alimentos, lavagem de roupas, entre diversas outras finalidades (inclusive, muitos a bebem mesmo sem passar por qualquer processo de purificação).
Ou seja, a água oriunda da caixa d’água é utilizada diariamente com frequência.
Por isso, a importância de ter um reservatório higienizado é a mesma de consumir uma água limpa e pura – ou seja, enorme!
Já para os processos industriais, as higienizações das caixas d’água são fundamentais, pois garantem um produto final de qualidade e auxiliam na padronização dos processos dessas unidades.
Para as empresas, as caixas d’água sempre higienizadas auxiliam em manter seus colaboradores saudáveis e na redução ou até eliminação de doenças parasitárias.
Quando a limpeza não é feita periodicamente, a caixa d’água pode acumular resíduos no seu interior. Onde não só a obstrui, causando prejuízos, como também pode provocar o surgimento de doenças.
Isso porque a falta de higiene constante propicia o surgimento de fungos, bactérias, protozoários e até mesmo algas.
Esses agentes são contaminantes e, muitas vezes, tóxicos a saúde. Entre as doenças que a água oriunda de caixa d’água suja pode causar estão:
– Esquistossomose;
– Leptospirose;
– Hepatite A;
– Gastroenterites infecciosas;
– Amebíase;
– Febre Tifoide;
– Proliferação do mosquito da
Dengue.
Estas doenças resultam na diminuição da qualidade de vida da população.
Laboratório Qualitec