A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a saúde dos seres vivos de todo o planeta.
Vale destacar que há diversos tipos de poluentes que impactam à água e que causam prejuízos ao meio ambiental, social e econômico, dentre estes podemos citar bactérias, vírus, parasitas, medicamentos, microplásticos, coliformes fecais, metais pesados e até mesmo substâncias que podem ser radioativas.
Sendo assim, listamos os 3 principais tipos de poluição das águas e seus impactos. São eles:
Poluição Química
É resultado da introdução de substâncias químicas provenientes de atividades industriais, agrícolas e domésticas. Dentre os principais poluentes químicos, destacam-se metais pesados, pesticidas, fertilizantes e produtos farmacêuticos. A presença dessas substâncias pode causar danos aos organismos aquáticos, comprometendo a saúde humana e afetando ecossistemas aquáticos.
Poluição Biológica
A poluição biológica ocorre quando microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e parasitas, acabam sendo introduzidos na água. A inexistência de saneamento básico adequado é uma das principais fontes desse tipo de poluição, e com isso, a presença desses patógenos causam doenças que em alguns casos podem levar a morte.
Poluição Física
A poluição física da água refere-se à presença de sólidos suspensos, sedimentos e materiais particulados na água. Atividades como a mineração desmatamento e construção civil contribuem significativamente para esse tipo de poluição, que em muitos casos acabam prejudicando a potabilidade da água.